Osteoporose na terceira idade: como prevenir?

Osteoporose na terceira idade: como prevenir?

Ao se falar em qualidade de vida na terceira idade, sempre pensamos em bom funcionamento do corpo, mas, quando trata-se de osteoporose, há a necessidade de uma maior atenção. Osteoporose é uma doença metabólica comum e a principal causa de fraturas por fragilidade esquelética. Por conta dessas complicações, um indivíduo da terceira idade está mais propenso a fraturas e necessita de maiores cuidados.

A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, e como consequência o aumento da fragilidade óssea e da susceptibilidade a fraturas. Dessa forma, para prevenção ou tratamento em idosos, é necessário identificar a causa da complicação, através de seus sintomas.

A causa da osteoporose é variada, e, segundo o ministério da saúde, a doença pode surgir conforme histórico prévia de fratura, baixo peso, fatores genéticos (como existência de parente de primeiro grau com fratura sem trauma ou com trauma mínimo), fatores comportamentais (tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, cafeína e falta de atividade física regular), baixa ingestão de cálcio alimentar, uso de drogas (corticosteroides, antiepilépticos, hormônios tireoidianos, ciclosporina), doenças endocrinológicas (hiperparatireoidismo primário, tireotoxicose, síndrome de Cushing, hipogonadismos e diabete melito), hematológicas (mieloma múltiplo), reumatológicas (artrite reumatoide), gastroenterológicas (síndrome de má absorção, doença inflamatória intestinal, doença celíaca) e doenças neurológicas. O tratamento da osteoporose é uma soma de um medicamento para repor o cálcio (e evitar a perda) e, também, de atividade física diária. Entretanto, a melhor forma de combater a osteoporose, conforme o ministério da saúde, é a sua prevenção. Com uma alimentação balanceada e rica em alimentos com cálcio, atividades físicas de baixo impacto (como caminhadas e dança), absorção de vitamina D (exposição solar do rosto, tronco e braços, antes das 10h) e, também, prevenção de quedas de pessoas da terceira idade, há uma melhor qualidade de vida e menor risco de desenvolver um quadro de osteoporose, diminuindo riscos de fraturas.

A IrisSenior foca na segurança e independência do seu usuário, utilizando da melhor tecnologia para o serviço de teleassistência para idosos, pessoas que moram sozinhas e/ou pessoas com alguma deficiência locomotora. Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos produtos e serviços, whatsapp (51) 98637.8753 e telefone 0800 648 2999.

Comentários