Cuidados com a Pele e a Saúde na Terceira Idade

Cuidados com a Pele e a Saúde na Terceira Idade

Estamos no período de primavera verão, época do ano na qual as temperaturas estão em elevação, por isso alguns cuidados importantes podem ajudar a evitar problemas de saúde.

O verão no hemisfério Sul inicia no dia 21 de dezembro, esta estação do ano requer cuidados especiais com a saúde e com a pele, principalmente entre a população que se encontra na terceira idade. Com o passar dos anos, a capacidade de adaptação corporal ao aumento da temperatura ambiente diminui, necessitando maior atenção à saúde para evitar problemas como a desidratação e suas consequências.

Dicas para evitar a desidratação:

- A diminuição da sensação de sede pode ser um problema neste período, por este motivo recomenda-se beber, em média, dois litros de água ao longo do dia.
- O uso de roupas leves como as de algodão e de cor clara, óculos de sol e bonés também são aliados na proteção do corpo contra o calor.
- As atividades físicas devem ser realizadas antes das 10 ou após as 16 horas, em especial a prática de esportes ao ar livre.
- O uso do filtro solar é essencial durante o ano todo, mas deve ser usado e reaplicado a cada 2 horas durante o dia, especialmente no verão, devido aos altos índices dos raios UV (ultravioleta).
- Café e álcool são bebidas que contribuem para desidratação, por isso devem ser evitados.
- Prefira alimentos como as frutas, verduras e legumes, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos mais saudáveis.
- Hidrate a sua pele após o banho com loções ou cremes à base de ureia, óleos essenciais como de uva e rosa mosqueta ou manteiga como a de Karité.
- Prefira banhos curtos e mornos, que durem em torno de 3 minutos, o ideal é lavar as axilas, regiões íntimas e os pés com sabonete. No resto do corpo use água ou cremes de banho para enxaguar.

E divirta-se no verão!

Comentários