A Importância da caminhada na Terceira Idade

A Importância da caminhada na Terceira Idade

A caminhada é uma das principais atividades indicadas para a terceira idade, por ser leve, de pouco impacto e de socialização. Através do exercício, o idoso pode conviver com amigos ou mesmo fazer novas amizades, o que ajuda a evitar a depressão, doença bastante comum nesta fase.

Ademais, a caminhada pode ser feita em qualquer lugar, dispensando a academia. O exercício melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, diminui os riscos de problemas no coração. Fortalece os ossos e as articulações; ajuda no equilíbrio, diminuindo as chances de queda - bastante recorrente em idosos.

A caminhada proporciona liberação de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer; previne o sedentarismo e a obesidade, melhora a capacidade cardíaca e aumenta a massa magra, reduz inchaços nos tornozelos e nas pernas e diminui o risco de diabetes.

Para quem sofre de insônia, a caminhada também auxilia. Tudo isso, consequentemente, aumenta a qualidade de vida!

Frequência e tempo ideal de caminhada

Para que esses benefícios sejam notados, de fato, é necessário manter uma regularidade na prática. O indicado para realizar a caminhada é de três a cinco vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos.

Cuidados

Vale ressaltar que é necessário beber água antes, durante e depois da caminhada pois é essencial manter-se hidratado. Fazer alongamentos também é fundamental. Use um chapéu/boné, óculos escuro e passe um filtro solar, independentemente se estiver muito sol ou não.

E não esqueça de consultar um médico antes, caso tenha alguma doença ou não esteja seguro para começar. Todo cuidado é pouco quando o assunto é sua saúde!


IrisSenior

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